domingo, 27 de novembro de 2016
Ampliar: quanto maior, melhor
E aí pessoal...
vocês sabem o que é ampliar? Bom, ampliar, de acordo com o dicionário Aurélio, é estender, dar ampliação, sendo assim, ao relacionarmos com a escola não vemos muito esse quesito, ou seja, muitas vezes a maneira de estudo/ensino são sempre as mesmas, fazendo assim, com que os alunos não questione, não tenham vontade de aprender algo a mais sobre determinado assunto. Ao contrário dessa atitude, os estudos culturais nos mostram a importância de ampliar, ou seja, o quão importante é mostrar para os alunos as diversas maneiras/fontes que existem para aprender e ampliar o seu conhecimento sobre determinado assunto, proporcionando assim, um despertar de um pensamento crítico nos alunos.
Ao pensarmos em uma proposta de ampliação de Ginástica Acrobática (GAcro), decidimos convidar alguém da área para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esta. Sendo assim, pediríamos para os alunos procurarem regras, curiosidades sobre GAcro. Feito isso, eles seriam divididos em grupo, e seria solicitado que eles criassem grupos nas redes sociais para trocarem os conhecimentos adquiridos através da pesquisa, e produzissem perguntas que gostariam de fazer para o convidado, depois mandariam essas perguntas para o professor e este por sua vez as mandariam para o convidado. No dia da aula do convidado, seria realizada uma roda de conversa, para que assim, pudesse ser ampliado os conhecimentos dos alunos sobre a modalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Acho super válido chamar professores convidados as nossas aulas. Além de agregar conteúdos, motiva ainda mais os alunos a buscarem novos saberes e novas inspirações. Gostei da ideia!
ResponderExcluir136392 Kaio Mota
118211
ResponderExcluirPessoal, achei bacana a ideia! Porém acredito que seria interessante usufruir da presença do convidado para além da teoria e da roda de conversa, que poderia ocorrer antes, depois ou até mesmo durante alguma atividade prática, preparada pelo professor e professor convidado.
Quando foi apresentado em aula eu não pensei nisso, mas agora lendo eu parei pra pensar: será que os alunos iriam pensar em perguntas antecipadamente? O que os motivaria a fazer isso? Eu penso em mim como aluno e na época de escola. Por mais que nunca tenha tido uma aula de GAcro ou pautada nos estudos culturais, eu não perguntaria alguma coisa assim, sem nem saber nada. Por isso achei interessante vocês falaram para os alunos primeiro procurarem coisas por si só. É legal por que assim a pessoa não chega crua, sem conhecimento nenhum à aula. Gostei da proposta.
ResponderExcluir