quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Mapear? Pra quê?



Qual a primeira coisa que você pensa quando fala em mapa? Existe só um tipo de mapa?
Na geografia ensinada na escola, aprendemos que existem vários, político, de relevo, populacional, e mais um montão que nem lembramos mais depois de um tempinho fora do colégio. Mas será que existem só esses mapas apresentados pela matéria?
Mesmo para esses mapas estabelecidos pela geografia, é preciso que alguém conheça as informações que vão ser colocadas ali. Ao fazer isso, eles estão fazendo um mapeamento. Mapear é colher essas informações que são necessárias e organizá-las, fazer um mapa. Ou você achou que desde sempre o mapa foi assim, como no da foto ali em cima?
Por não sermos geógrafos, não fazemos esses mapas que estudamos na geografia, mas podemos mapear qualquer espaço e/ou público que tivermos interesse. Na verdade, todas as pessoas fazem isso, de uma forma ou de outra. Cada vez que entramos em um local novo olhamos, coletamos todas as informações que estão disponíveis e as organizamos, seja por grau de interesse, por relevância, ou por qualquer outro motivo pertinente.
Usando um exemplo prático, nós mesmas fizemos um mapeamento esses dias sobre quem na turma de uma disciplina da faculdade já tinha feito Ginástica Acrobática e/ou algo que parecesse com isso. Mesmo não usando questionário perguntando diretamente isso, conseguimos descobrir pela forma com que eles faziam os movimentos que pedimos se eles já tinha praticado algo do tipo ou não. Ou seja, existem vaaaaaaarios jeitos de fazer um mapeamento.
E você? Mapeia muitas coisas pelo mundo afora? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário