domingo, 27 de novembro de 2016

Ampliar: quanto maior, melhor






E aí pessoal...
vocês sabem o que é ampliar? Bom, ampliar, de acordo com o dicionário Aurélio, é estender, dar ampliação, sendo assim, ao relacionarmos com a escola não vemos muito esse quesito, ou seja, muitas vezes a maneira de estudo/ensino são sempre as mesmas, fazendo assim, com que os alunos não questione, não tenham vontade de aprender algo a mais sobre determinado assunto. Ao contrário dessa atitude, os estudos culturais nos mostram a importância de ampliar, ou seja, o quão importante é mostrar para os alunos as diversas maneiras/fontes que existem para aprender e ampliar o seu conhecimento sobre determinado assunto, proporcionando assim, um despertar de um pensamento crítico nos alunos.
Ao pensarmos em uma proposta de ampliação de Ginástica Acrobática (GAcro), decidimos convidar alguém da área para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esta. Sendo assim, pediríamos para os alunos procurarem regras, curiosidades sobre GAcro. Feito isso, eles seriam divididos em grupo, e seria solicitado que eles criassem grupos nas redes sociais para trocarem os conhecimentos adquiridos através da pesquisa, e produzissem perguntas que gostariam de fazer para o convidado, depois mandariam essas perguntas para o professor e este por sua vez as mandariam para o convidado. No dia da aula do convidado, seria realizada uma roda de conversa, para que assim, pudesse ser ampliado os conhecimentos dos alunos sobre a modalidade.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Problematizar ? Onde está o problema?


Boa Tarde, galerinha....
Semestre acabando e a correria vindo junto, não é ?! rsrsrs.
Mas não, nós não esquecemos de passar por aqui para discutir com vocês o currículo cultural :)
O nosso próximo tema é  a Problematização... E aí já surgi aquele primeiro dilema... O que é problematizar ?
Bom , vimos que problematizar um conteúdo ou, no caso da nossa área, uma prática corporal é levantar a partir dela alguns questionamentos. É olhar criticamente para aquilo que a regula e define. Questionar aquilo que nela é concebido como natural. Contestar o que nela é tido como verdade absoluta. Para então, ter uma visão crítica desta e possibilitar, então, a construção de novas possibilidades para ela.
 Bem interessante, não é ? Nos anima ver a possibilidade de trabalhar assim com nossos alunos...
O nosso grupo vem trabalhando com a ginástica acrobática, e a nossa problematização foi em torno das necessidades, inclusive físicas, em torno dessa prática.
A partir dessa foto (essa aí em cima, rsrsrs) nossos colegas tiveram que pensar quem eles escolheriam para compôr essa pose , e dessa forma os estimulamos a pensar o porquê dessa escolha. E o porque a necessidade de algumas habilidades para cada posição ( a base, o volante e o intermediário )... e a ideia era inclusive que eles contestassem essa necessidade ...
Na teoria é um conceito bastante claro e interessante, mas é um tanto difícil, ou mesmo complexo, colocar isso em prática.

O que acham da proposta que utilizamos para isso ? Esperamos por sua opinião :)



Até a próxima semana, pessoal !

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Mapear? Pra quê?



Qual a primeira coisa que você pensa quando fala em mapa? Existe só um tipo de mapa?
Na geografia ensinada na escola, aprendemos que existem vários, político, de relevo, populacional, e mais um montão que nem lembramos mais depois de um tempinho fora do colégio. Mas será que existem só esses mapas apresentados pela matéria?
Mesmo para esses mapas estabelecidos pela geografia, é preciso que alguém conheça as informações que vão ser colocadas ali. Ao fazer isso, eles estão fazendo um mapeamento. Mapear é colher essas informações que são necessárias e organizá-las, fazer um mapa. Ou você achou que desde sempre o mapa foi assim, como no da foto ali em cima?
Por não sermos geógrafos, não fazemos esses mapas que estudamos na geografia, mas podemos mapear qualquer espaço e/ou público que tivermos interesse. Na verdade, todas as pessoas fazem isso, de uma forma ou de outra. Cada vez que entramos em um local novo olhamos, coletamos todas as informações que estão disponíveis e as organizamos, seja por grau de interesse, por relevância, ou por qualquer outro motivo pertinente.
Usando um exemplo prático, nós mesmas fizemos um mapeamento esses dias sobre quem na turma de uma disciplina da faculdade já tinha feito Ginástica Acrobática e/ou algo que parecesse com isso. Mesmo não usando questionário perguntando diretamente isso, conseguimos descobrir pela forma com que eles faziam os movimentos que pedimos se eles já tinha praticado algo do tipo ou não. Ou seja, existem vaaaaaaarios jeitos de fazer um mapeamento.
E você? Mapeia muitas coisas pelo mundo afora? 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Hoje no blog...

Boa Tardeeeeee, Galera !

Essa semana a gente trouxe o nosso conteúdo de uma forma diferente e mais dinâmica. Nesse vídeo trouxemos para você os conceitos de Princípios e Encaminhamentos do currículo cultural que estamos trabalhando.

Esperamos que gostem ! Curtam e comentem.

Até a próxima semana